terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

PLANEJAMENTO ANUAL 4º ANO "A" E "B" 2012

ESCOLA ESTADUAL SEVERIANO NEVES




PLANEJAMENTO
ANUAL
2012


4º ANO “A” E “B”


PROFESSORAS:
EDIRENE SOARES BARBOSA
DIRCE MARIA

ÁREA DE LINGUAGEM
v  OBJETIVOS
§  Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;
§   Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.
§  Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;
§  Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;
§  Propiciar aos alunos condições para se expressarem com desenvoltura, envolvendo a criatividade e espontaneidade, pondo em prática suas habilidades.
§  Proporcionar aos alunos atividades de recreação, desenvolvendo a coordenação, cooperação, respeito e várias outras habilidades, estimulando a sua participação, independente do resultado.

v  EIXOS ARTICULADORES
  • Linguagens e processos de interação, representação, leitura e prática;
  • Apropriação dos sistemas de representação das linguagens;
  • Formação sociocultural nas diferentes linguagens.

v  CAPACIDADES
§  Fazer uso das linguagens como elementos integradores dos sistemas de comunicação;
§  Ler, compreender e construir diferentes textos;
§  Codificar e decodificar sistemas das diferentes linguagens;
§  Fazer uso social das diversas linguagens em diferentes situações de fruição e interação.
v  DESCRITORES
Expor opiniões e apresentar argumentos em situações dialógicas;
Apreciar, ler, expressar e criar produções artísticas;
Perceber o encadeamento lógico em textos escritos;
Escrever textos seguindo as convenções ortográficas;
Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, buscando solucionar os conflitos de forma não-violenta.
v  CONTEÚDOS
- Produção de texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
- Ortografia
- Gramática
- Fonema e letra
- Encontro vocálico
- Dígrafo
- Silaba tônica
-Textos Lúdicos ou Reflexivos: trava-língua, parlendas, cantigas e textos descritivos
- Estrutura do texto
- Concordância verbal e nominal
- Textos narrativos, histórias em quadrinhos e lendas
- Leitura, produção e interpretação de texto
- Pronomes
- Adjetivo
- Textos informativos e expositivos
- Leitura, produção e interpretação
- Verbo
-Numeral
- Música
- Dança
- Teatro
-Artigo
-desenhos, criação de livrinhos, cartões, reprodução de histórias, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
- Sinônimos e antônimos
- Tipos de frases
- Substantivo
            - Ginástica
- Danças
- Jogos
-cantigas de roda


ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

v  OBJETIVOS
§  Reconhecer a natureza como um todo em movimento, percebendo-se como ser humano, parte integrante e agente de transformações socioambientais;
§  Interagir com os pares de forma cooperativa na busca de soluções para problemas propostos;
§  Apropriar-se das formas convencionais de medidas de comprimento, volume, tempo, massa e temperatura, utilizando-as com propriedade;
§  Recolher dados e informações, apresentá-los e representá-los sob diversas formas de comunicação;
§  Reconhecer e valorizar hábitos saudáveis, evitando desperdícios e riscos à saúde pessoal e ao ambiente;
§  Ampliar os procedimentos de cálculo mental e escrito;
§  Desenvolver o raciocínio lógico fazendo uso das atividades lúdicas na construção de conceitos científicos.
v  EIXOS ARTICULADORES
§  Representação e comunicação;
§  Investigação e compreensão;
§  Contextualização sócio-cultural.
v    CAPACIDADES
§  Ler, interpretar em situações-problema informações veiculadas em: imagens, tabelas, gráficos e mapas;
§  Investigar e compreender situações-problema, construindo estratégias para resolvê-las.
§  Conhecer algumas noções de ecologia;
§  Conhecer e aplicar noções básicas de saúde;
§  Compreender e explorar o conhecimento cientifico e tecnológico como resultado de uma construção humana, inseridos em um processo histórico e social.

v  DESCRITORES
§  Comunicar, registrar e inter-relacionar conhecimentos da natureza e sociedade, percebendo-se como ser humano interdependente do ambiente natural e modificado;
§  Reconhecer, identificar e representar unidades de medidas de tempo, comprimento, sistema monetário, massa, perímetro, área e volume;
§  Reconhecer e identificar a composição e decomposição de números naturais nas diversas ordens;
§  Ler, interpretar e utilizar informações e dados coletados por meio de fatos e fenômenos do cotidiano, bem como os apresentados em listas, diagramas, tabelas, gráficos, na resolução de problemas;
§  Aprofundar os conceitos de ar, água, luz e calor, identificando processos e técnicas de medidas em quantificação
§  Reconhecer e utilizar os diferentes significados da adição ou subtração, multiplicação e divisão nas situações-problema com o uso de estratégias pessoais e de técnicas convencionais ou não convencionais;
§  Reconhecer e identificar as conseqüências das ações humanas nas inter-relações entre os sistemas vivos como condição essencial ao equilíbrio e à manutenção da vida.

v  CONTEÚDOS
- Composição e decomposição
- Ordem crescente e decrescente
- Sucessor e antecessor
- Algarismos romanos
- Números – ordens e classes
- Situações problemas
- Adição simples e com reserva
- Grandezas e medidas: medidas de tempo( hora, minuto, segundo, dia, semana, mês, bimestre, trimestre, ano, biênio, século, milênio) 
- Espaços e formas: figuras planas e não-planas
- Multiplicação
-Sistema monetário – em situações problemas
- Gráficos e tabelas
- Divisão
- Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração
- Subtração simples e com recurso.
- Estados físicos
- Propriedades e transformações da matéria
- A água na terra
- Preservando a água no nosso planeta
- O ciclo da água
- A água e as misturas
- O ar e a atmosfera
- O alimento e os seres vivos
- Cadeias alimentares
- As relações ecológicas
- Os ecossistemas
- Nutrição do corpo humano
- Para que servem os alimentos
- Bons hábitos alimentares
- A digestão dos alimentos
- Atividades do corpo humano
- Atividades de: respiração, circulação e excreção
- A tecnologia e os alimentos
- Conservação e industrialização dos alimentos
- Movimentos do corpo humano: ossos, músculos e movimentos
-Ambiente-
-O solo,
- Sistema solar,
- Ecossistemas
-Ser humano e saúde
 - Corpo humano
-Aparelhos do corpo humano
 -A reprodução humana
-Doenças da atualidade
- Árvore genealógica
- A reprodução dos animais e das plantas
- A reprodução dos animais
- A reprodução dos vegetais
- Aparelho Excretor


ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
v  OBJETIVOS
§ Reconhecer e respeitar os grupos sociais do Brasil como pluriétnicos e multiculturais, bem como compreender as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro;
§ Analisar os conteúdos regionais em diferentes escalas, compreendendo as relações entre o local e o global;
§ Compreender o papel da sociedade e da natureza na construção de diversas paisagens em diversas escalas;
§ Compreender as relações entre as diferentes temporalidades, reconhecendo semelhanças e diferenças nas formas como os diversos grupos sociais se apropriam e transformam a natureza por meio das relações de trabalho, dos hábitos cotidianos e das formas de expressão;
§ Saber utilizar os procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese na coleta e tratamento de informações de diferentes fontes;
§ Compreender o papel das tecnologias, da informação, da comunicação e dos transportes, na configuração das paisagens e na estruturação da vida em sociedade;
§ Praticar um espírito de fraternidade e tolerância, de respeito ao outro e às diferentes culturas religiosas;
§ Desenvolver/construir os conceitos da História e da Geografia pertinentes ao segundo ciclo.

v  EIXOS ARTICULADORES
§  Identidade
§  Temporalidades e espacialidades
§  Trabalho, cultura e sociedade.
§  Natureza e sociedade: a construção do espaço geográfico, histórico e cultural de     Mato Grosso.
§  Processos de formação hitórico-social e econômica das regiões brasileiras

v    CAPACIDADES
§  Reconhecer-se e valorizar-se como sujeito de pertencimento histórico e sociocultural que interage e intervém em diferentes grupos;
§  Reconhecer lugares e tempos de vivências, suas representações no processo de formação e organização nos aspectos (culturais, políticos, econômicos, éticos e religiosos) em diversos âmbitos regionais (Município, Estado, País);
§  Desenvolver a compreensão do significado do fenômeno religioso na construção da identidade do ser humano no contexto sócio-histórico e cultural mato-grossense e brasileiro;
§  Estabelecer e compreender as relações entre trabalho e a produção da cultura e transformação da sociedade, em seu processo de manifestação humana;
§  Compreender as interações entre ação humana com o meio natural, para que o estudante possa perceber-se com sujeito nesse processo com responsabilidade em relação ao meio ambiente;
§  Compreender os processos de formação socioeconômica, cultural e territorial do Brasil e sua regionalização.


v  DESCRITORES
§  Construir conceitos de identidade e grupo social, desenvolvendo atitudes de respeito às diferenças;
§  Identificar as características dos diversos grupos sociais, nos diferentes tempos e espaços – hábitos, costumes, manifestações artísticas e sociais;
§  Compreender o fenômeno religioso na construção da identidade do ser humano no contexto sócio-histórico e cultural mato-grossense e brasileiro;
§  Compreender o tempo cronológico, utilizando instrumentos de marcação e datação do tempo passado, presente, futuro, sucessão, simultaneidade, mudanças, permanências, semelhanças e diferenças;
§  Demonstrar compreensões de que o saber histórico é um processo de construção permeado de conflitos, relações de poder, abordagens e pontos de vista diferenciados que envolvem os sujeitos em suas temporalidades;
§  Analisar e comparar questões relativas à astronomia partindo do senso comum às primeiras noções cientificas;
§  Compreender os processos de interação dos seres humanos e meio ambiente, conhecendo os impactos ambientais que resultam dessa interação, desenvolvendo atitudes de preservação e conservação ambiental;
§  Entender a problemática socioambiental como decorrência das relações entre sociedade e natureza, e das relações entre as pessoas, sob determinadas formas de organização sócio-espacial;
§  Compreender que os produtos agropecuários ou industrializados e outros são provenientes de diferentes regiões e que chegam ao nosso cotidiano pela interligação dos lugares por intermédio da rede de transportes;
§  Identificar as atividades econômicas envolvidas nos produtos de seu cotidiano: comercialização, indústria, agricultura, pecuária e outros serviços;
§  Problematizar e argüir (criticar) sobre práticas relacionadas ao acondicionamento e transporte de produtos, ao reaproveitamento de materiais e à coleta seletiva de lixo.
§  Problematizar a sociedade de consumo e o esbanjamento dos recursos naturais, estabelecendo relação entre consumismo e desperdício.

v  CONTEÚDOS
- A Terra
- Conhecendo o nosso planeta
- A forma e os movimentos
- Oceanos e continentes
- A localização no planeta Terra
- Os lugares e a sua localização
-A população brasileira
- A distribuição da população no território
- A formação da população brasileira
- Divisão Política e regional do Brasil
- O Brasil e suas regiões
- O Brasil e a América do Sul
- O Brasil no mundo
-  Descobrimento
- Capitanias hereditárias
- O Brasil colônia
- Autonomia do Brasil: independência
- Brasil: Império
- O primeiro império
- Segundo império
- Da Monarquia a República
• O Brasil:
- O tempo dos coronéis
- O longo governo de Vargas
- Entre a democracia e a ditadura
- Nosso tempo.
- Os povos indígenas do Brasil
- Os povos africanos
- Imposições culturais e religiosas
- Manifestações Culturais
- Abolição dos escravos Brasil
- Governos
- Poderes( executivo, legislativo e judiciário).

                                          METODOLOGIAS

               
Os conteúdos serão ministrados da forma mais flexível e diversificada possível, procurando-se atender às necessidades essenciais ao desenvolvimento das crianças enquanto seres em formação, despertando-lhes interesse. Tendo em vista a flexibilidade que um planejamento deve ter, pode-se colocar que serão listadas apenas algumas estratégias, como:
• Recortes de jornais e revistas;
• Debates;
• Brincadeiras;
• Cartazes;
• Gráficos e tabelas;
• Aparelho de som;
• Vídeo;
• Músicas;
• Letras de músicas;
• Mapas;
• Jogos variados;
• Leituras diversificadas;
• Lápis de cor;
• Materiais de texturas diferentes para colagens;
• Rótulo de produtos;
• Gibis;
• Desenhos;
• Cartolina;
• Textos informativos: jornais, revistas, livros e outros;
• Textos literários: poesias, histórias, contos.
• Textos mimeografados, digitados, xerocados e no quadro de giz.




AVALIAÇÃO

A avaliação será formativa sem caráter de promoção, com o objetivo de identificar os avanços e as dificuldades que surgem durante as etapas do processo de construção do saber, possibilitando ao professor o redimensionamento de sua intervenção no processo pedagógico. A avaliação estará presente em todas as etapas do processo, assumindo um caráter abrangente, diagnóstica, contínua e formativa.



REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

·         ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA – ESTADO DE MATO GROSSO/ SEDUC - 2011

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